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quarta-feira, 20 de agosto de 2008

EMPRESAS DESPREPARADAS PARA O SUCESSO

EMPRESAS DESPREPARADAS PARA O SUCESSO

Crescimento definitivamente não é para qualquer empresa.

Segue alguns casos que aconteceram comigo e que justifica o título do meu artigo.

Em 2007 assinei a NET (TV, Internet e Telefone) por tanto eu era cliente “combo”, apelido que eles colocam quando você adquire vários produtos ao mesmo tempo, tipo sanduba do MC donalds, “escolha seu combo/oferta pelo número”.

Quisera que o atendimento também fosse estilo MC donalds, comprou, pagou, reclamou recebeu de volta.

Mas a realidade demonstra que essas empresas tipo a NET não se importam com o turn over de clientes externos, pouco ou nada fazem para reter e fidelizar os clientes.

Elas interessam pelo número de clientes adquiridos em um determinado período e enjaulam o cliente com sua burocracia tosca e irritante para o não cancelamento dos serviços ou troca dos produtos,o lema é – “preferimos irritar a solucionar”.

Fica claro que eu estou indignado com essa tal de NET TV e não poderia ser diferente e sem surpresa vejo que esse não é um “privilégio” apenas meu, diversos fóruns e paginas especializadas em reclamações de clientes revelam o despreparo dessa empresinha.

Ai vem a outra, após várias propagandas assistidas por mim muitas vezes obrigado dizendo que a “revolução” em atendimento e serviços prestados pela Brasil Telecom é pra valer, ligo para essa empresa para solicitar um “combo” fone e internet pois iria cancelar da NET, os atendentes totalmente despreparados, não conseguiram me vender nada, o “fale conosco” mentiroso via site dessa empresa também não respondeu as minhas perguntas, por telefone finaliza-se o castigo absoluto, meia hora e ninguém te responde.

Ou seja, trocar 6 por meia dúzia de nada adianta.

Vejo que não existe nenhuma empresa nesse segmento no Brasil disposta a mudar o estigma da missão dessas empresinhas, até da para ver na porta da sala dos executivos;

NOSSA MISSÃO: “Realizar sempre um péssimo atendimento e oferecer sempre péssimos serviços a qualquer hora do dia e da noite”.

NOSSA VISÃO: “Nos tornar a empresa que mais desrespeita os clientes e a que menos cumpre as leis impostas pela justiça do quintal Brasil”

Ao invés da empresa aproveitar a lacuna que a concorrente deixa devido ao precário e ridículo atendimento, ela simplesmente se une a concorrência contra o consumidor.

Incrível, gastam-se o máximo com executivos de vendas e mkt, com pesquisas de satisfação, com programas de qualidade e nada realizam para conquistar mercado, se quer uma empresa de telefonia, treina seus atendentes; Ridículo talvez seria a palavra?

E o pior, fica de camarote assistindo a incompetência da sua equipe no desenvolvimento de relações com clientes e de fechamento de vendas.

Mas justifica-se porque geralmente que comanda essas empresas e do tipo executivo fabricado (aquele que acaba de sair de um MBA muitas vezes comprado, fala inglês, espanhol, francês, japonês e alemão fluentes mas não sabe falar o idioma dos clientes, analfabeto em clientes, também no clube do whisky e em campos verdes de golfe não se ensinam o que é cliente, além do que, esses enlatados, executivos spam nunca foram pra rua ver as dificuldades da sua equipe e nunca ouviram diretamente uma reclamação de algum cliente).

Mas, os erros são deles - dos spams - ou de quem contrata? Bem, deixa isso para o conselho deliberativo que tem 40 pessoas - 39 delas moram no exterior e não conhecem o Brasil - resolver.

Enfim, estou sem telefone, sem TV a cabo sem internet porque não existe empresa verdadeiramente voltada para o clientelismo.

Conheço muitas e muitas pessoas que tem o mesmo problema que eu e as empresas não reconhecem essas falhas e criam estratégias mirabolantes engordando empresas de publicidades para atingir futuros clientes que irão em pouco tempo ficar indignados e inimigos, que paradoxo, “vamos fazer propaganda gastar 50 milhões em campanha publicitária para recuperar os tantos mil clientes que perdemos ano passado”.

Estou falando apenas de um setor, mas poderia citar aqui, concessionárias automotivas, empresas aéreas, restaurantes, hotéis, empresa de telefonia móvel, bancos, shoppings, etc.

Estou falando de duas grandes empresas - grandes nos tamanhos e medíocres nas atitudes -, mas existem pequenas e médias que se acham no direito de maltratar os clientes pois seguem o exemplo irresponsável das “gigantes”, e acham que pagar razoavelmente bem para um executivo estrategista é gastar dinheiro e gastar vários milhões para recuperar clientes é investimento inteligente.

Ou seja, algumas empresas crescem no Brasil mais por obrigação em seguir e acompanhar a onda do que pelos serviços e produtos oferecidos.

O que mais me assusta é que os órgãos competentes de fiscalização como o Procon, nada conseguem fazer contra o descaso aos clientes, as suas decisões de nada valem, ninguém e absolutamente nenhuma empresa ou pessoa, respeita o tal PROCON.

E assim é com Anatel, Anvisa, Ministérios, enfim, as empresas fazem o que querem no quintal Brasil e nós passivos por natureza aceitamos com braços cruzados e atitude zero.

Acorda Brasil, vamos nos unir para eliminar essas empresinhas do nosso dia a dia.

Acordam empresários, fazem o que tem que ser feito da melhor maneira, o Brasil será de quem respeitar os clientes, contratem pessoas certas e trabalhadoras e não enlatados que se abstém de suor e sacrifício.

Tem muita lacuna a ser preenchida, empresários mais atentos que contratam executivos de verdade e que tem o respeito ao cliente como balizador, terão muito sucesso e um crescimento vertiginoso.

Sou brasileiro e enganado sempre e não desisto nunca porque prefiro mudar de empresa a tentar fazer valer meus direitos que sei que nunca serão respeitados, porque uma justiça? que tira algema de ladrões, libera a eleição de políticos corruptos –desculpem o pleonasmo- e que não prende quem ganha acima de R$ 10.000,00 realmente essa justiça? não merece meu voto de confiança.

Ou seja, estamos a Deus dará aonde o vento nos entregar, prefiro ficar com a TV aberta, a internet da lan house e o orelhão do que penar para ter os serviços e produtos corretos que eu pago.

Falei que citaria alguns casos mas a NET em si poderia me valer um livro, só que não estou com paciência e nem quero ter esse nomezinho entranhado no meu subconsciente, quanto mais cedo eu esquecer dessa tal NET, mas rápido serei feliz.

E fiquem com DEUS, contem com ele, porque contar com os políticos, juízes e empresas medíocres, ninguém merece.

Samir Jbeili

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